Projeto “Pequenos Investigadores”
Realizámos mais uma atividade no âmbito do projeto “Pequenos Investigadores”, com o objetivo de preparar os alunos para desenvolverem as suas próprias pesquisas na internet.
Aprender a pesquisar, selecionar informação essencial e analisar criticamente os conteúdos são competências fundamentais trabalhadas com os alunos do 3.º e 4.º ano do Centro Escolar do Búzio.
Ao longo da atividade, os alunos foram desafiados a:
-Relacionar problemas identificados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030;
-Refletir sobre a importância do Desenvolvimento Sustentável, tanto a nível local como global;
-Compreender que todos temos responsabilidade na procura de soluções para os desafios mundiais e no cumprimento dos ODS.
Porque formar cidadãos conscientes começa desde cedo!
Projeto “Pequenos Investigadores” em ação!
A Biblioteca BIBU está a promover o projeto “Pequenos Investigadores”, cujo principal objetivo é preparar os alunos para realizarem as suas próprias pesquisas na internet de forma autónoma, crítica e responsável.
Ao longo do projeto, os alunos aprendem a pesquisar, selecionar e organizar a informação essencial, bem como a distinguir fontes fiáveis. Paralelamente, são incentivados a desenvolver a capacidade de análise, o pensamento crítico e o sentido de responsabilidade no uso das tecnologias digitais.
Este projeto é dirigido aos alunos do 3.º e 4.º ano do Centro Escolar do Búzio e constitui uma mais-valia no seu percurso educativo, contribuindo para a formação de cidadãos mais informados, conscientes e preparados para os desafios da era digital.
Pequenos Investigadores em ação!
Os alunos do 3.º e 4.º anos participaram na atividade “Pequenos Investigadores”, onde ajudaram a detetive Bibu a resolver um mistério muito especial: O Colar Desaparecido!
Através de um divertido escape room, os nossos alunos colocaram à prova o seu poder de observação, dedução e raciocínio lógico, enquanto exploravam conteúdos de Matemática como:
-orientação no espaço;
-itinerários e percursos;
-resolução de problemas e puzzles;
-calendários e horários;
-medição do tempo (horas e minutos);
-puzzles.
Tudo começou com um telefonema urgente do Sr. Cunha, diretor do Museu de Santa Cruz… um valioso colar de pérolas tinha desaparecido misteriosamente!
Os robots também contam histórias!
Este projeto permitiu promover a articulação com os conteúdos abordados nas áreas curriculares de Português e Matemática, bem como na área transversal de Cidadania, através de diferentes cenários de aprendizagem com robots. As atividades realizadas favoreceram a criação de ambientes de trabalho que estimularam a análise, o pensamento crítico, a partilha de ideias, a colaboração, a criatividade e a resolução de problemas, para além de ter desenvolvido o raciocínio lógico da estrutura da programação assim como o raciocínio espácio-temporal.



































